domingo, 19 de outubro de 2008

PIT STOP (Apenas uma reflexão pessoal e despretenciosa)

Às vezes, nos damos conta de que há coisas em nossa vida que precisam ser mudadas, desde posturas e visões mais amplas a simples cacoetes cotidianos. Essa necessidade se dá pelo mesmo motivo pelo qual sentimos falta de algo em nós. A ausência nos faz refletir, pensar e repensar. Dificilmente, alguém que está pleno e satisfeito consigo reflete sobre si mesmo; não há necessidade.Novas descobertas e experiências nos trazem plenitude enquanto as vivemos, mas elas, um dia, deixam de ser novas e nos atentamos ao fato de que aquela lacuna que havia em nós ainda está ali, intacta, latejando.
É aí que olhamos pra dentro!
O momento em que o homem filosofa mais é quando ele não está satisfeito com algo, seja consigo ou com o meio. Um dos traços que nos diferenciam dos seres irracionais é exatamente a capacidade de sonhar (digo sonhar e não fazer projeções como o pássaro que faz um ninho, a fim de se abrigar de predadores ou do clima severo), de vislumbrar um futuro no qual não teremos mais que filosofar, exatamente pelo fato de que não haverá mais ausência de algo, de modo que por mais imediatistas que possamos ser não há ninguém que consiga sê-lo sempre. Ou seja, entendo que a conclusão à qual chegamos hoje, fruto da reflexão, determinará se o futuro será mais um momento de algumas novas descobertas que irão se esvair ao deixarem de ser novas ou será o tempo em que a lacuna será preenchida e as reflexões filosóficas darão lugar à satisfação legítima de quem, um dia, no passado, a motivou.
Penso que, quando chegamos a entender isso, estamos dando um passo muito importante na vida.

Erivelton Sardinha

6 comentários:

Anônimo disse...

Belo "Pit Stop", meu caro!Rs...

Muito bom perceber que há sempre algo a ser preenchido em nós mesmos, mas o melhor, na real, é preencher!E você bem sabe como...

Continue "filosofando", refletindo sempre, auto-análises são sempre bem vindas...Estou nessa também, rs!

;)

Bjs.

Amanda Dinucci disse...

Adorei a reflexão...
Qd vc disse "um dos traços que nos diferenciam dos seres irracionais é exatamente a capacidade de sonhar" me fez lembrar d algo q tenho pensado muito, um outro traço essencialmente humano: a capacidade de se arrepender. Não é apenas a capacidade de fazer escolhas (e não agir por instinto) q nos faz homens, mas tbm a possibilidade de nos arrependermos e nos refazermos qd fizemos a escolha a errada. Voltar atrás, se repensar, se refazer e sonhar (como vc disse) com um novo caminho, com uma nova esperança, são coisas de gente de verdade, gente que não se acovarda. Se arrepender é um ato de coragem, voltar atrás é coisa de homem, muito mais do q se pensa e do q se fala. Isso é demais, tem me feito pensar muito. E sua reflxão me estimulou ainda mais! ;)
Valeu, querido.
Adoro vc.
Beijos!

Anônimo disse...

Primeiramente, esse texto me levou a muitas reflexões...

E, de fato, te perceber pensando assim a ponto de dividir isso com qualquer pessoa é algo que me deixa absurdamente feliz...

Desejo [e muito] que realmente você "filosofe" bastante, e eu também, de modo que estejamos sempre insatisfeitos, nunca inertes, buscando preencher lacunas, e alcançando tudo aquilo que precisamos alcançar.

E no mais, tenho plena certeza de que conseguiremos chegar ao tempo em que "a lacuna será preenchida e as reflexões filosóficas darão lugar à satisfação legítima de quem, um dia, no passado, a motivou."

Torno-me, a cada dia, uma fiel admiradora sua, rs!

Grande beijo!

Junior Brum disse...

fala ai veco...gostei da reflexão...ta indo muito bem meu caro...continue assim que vc vai alcançar a sua meta...um abração meu brother!!

Anônimo disse...

Muito bom esse texto...
Expressou através das palavras, diversos momentos em que passamos na nossa vida...
A reflexão está impressionante...
Muitos buscam se expressar e mostrar o que sentem, porém não conseguem, poucos são os que tem essa capacidade, parabéns por ter tal habilidade...
abração

sem resposta disse...

Não sei pq entrei no seu blog, pois vc já me excluiu da sua vida, nem entendi pq, sei lá, talvez tentei achar uma explicação pra esse afastamento, pois vc é uma pessoa de q gosto muito, não posso fingir q aceitei bem, mas respeito sua decisão, saiba q sinto muito, de verdade...